Episódio de hoje: Paixão e Relacionamentos

Posted on Posted in Pontos de Atenção, Saga do Vendedor

Hoje nossos parceiros se encontrarão em um lugar muito aconchegante e inusitado, para quem gosta de lugares descolados, este é um. Situado à Rua Fradique Coutinho, 1340 – Pinheiros, São Paulo _ o Coffee Lab é um laboratório de sensações, uma escola de baristas e uma cafeteria especial.

Também é um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco social e rastreabilidade do pé ao pacote, pequeno, porém com pensamento grande, tipo Nespresso.

-Meu caro conselheiro, que lugar delicioso escolheu desta vez.

-Meu amigo vendedor; hoje quero falar para você sobre paixão, e este é um lugar onde as pessoas fazem o que fazem com e por paixão.

-Posso pedir um cafezinho antes?

-Um não. Dois, por favor _ Disse o conselheiro.

-Meu amigo vendedor de alta performance, creio que duas ações sejam essenciais e primordiais em vendas: a Paixão e o Relacionamento. Mas hoje quero falar sobre PAIXÃO.

-Amar o que faz e fazer o que ama é para poucos, mas possível para qualquer um que queira. Cuidado, pois não estou falando de ganhos financeiros, estou falando sobre paixão. Sobre reconhecimento e senso de pertencimento. Creio que o trabalho seja uma dádiva e a remuneração por ele, um retorno. Devemos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós, nunca trabalharmos por ele e para ele.

-Entendendo_ pronunciou o vendedor.

-Para quem trabalha com vendas, sejam elas complexas ou não, se o coração estiver vazio a mente também estará. Um vendedor de alta performance acorda pela manhã, se olha no espelho e diz: ”hoje será um dia muito bom e especial, será um dia único e eu vou vencer.”

-Um vendedor de alta performance_ continuou o conselheiro_ além de ser o tipo de pessoa que vive se reciclando, tem grande paixão pelo que faz.

-Vender é uma arte meu amigo vendedor. Toda arte deve ser produzida por gente apaixonada, criativa, disciplinada e focada, para que os admiradores vejam, percebam e sintam esta arte.

-Poxa vida meu caro conselheiro, nunca havia pensado em vendas desta forma. Sempre pensei em metas, objetivos, sengue no olho, faca na caveira, etc.

-Estas coisas são importantes meu amigo vendedor, mas não serão relevantes se não houver paixão e relacionamento. Elas são impulsionadoras.

-Deixe-me contar-lhe uma história rápida.

-Eu cheguei a vender enciclopédia, um produto complexo e de aceitação social rebuscada; e naquela época tudo que recebia de incentivo para as vendas era um discurso matinal do gerente, com muita empolgação, mas nenhuma ferramenta. Ele não nos capacitava.  Após o discurso inflamado, o qual deixava a galera com o famoso “sangue no olho” ou a “faca na caveira”, era levada ao setor de vendas do dia. Normalmente um local com muitos prédios de classe média e alta, onde se encontravam os potenciais compradores.

-Nossa maneira de abordagem naquela época, era aceita e as pessoas nos recebiam mais facilmente em suas casas. Fazíamos vendas Door to Door com uma abordagem bem “chula” nas guaritas dos prédios junto aos porteiros. Hoje seria insano.

-Eu chegava super motivado ao primeiro prédio, logo recebia o primeiro não, depois o segundo não e o terceiro e o quarto. A partir dai, já que não tinha nenhuma ferramenta de vendas, só o discurso empolgado da manhã, já não tinha motivos para continuar a visitar, pois, não dispunha de outras capacitações.

-Eu até cheguei a vender três exemplares, mas não foi satisfatório. Faltava-me paixão e relacionamento. Além, é claro, de ferramentas de vendas. Esta sorte você tem, pois tenho lhe dado muitas orientações e ferramentas.

-Sim, meu caro conselheiro, aliás, lhe sou muito grato por tudo isto. Nunca me ajudaram desta forma e com tanta intensidade.

-Ahhh! Meu amigo vendedor, amo compartilhar. Amo o que faço e faço o que amo_ e o conselheiro soltou uma boa gargalhada.

-Eu lhe contei esta rápida história para que você possa fixar o seguinte, vendedores de alta performance:

  • São ensináveis;
  • Amam vida e são apaixonados pelo que fazem;
  • Tem fé;
  • São curiosos;
  • São humildes;
  • Mantém e Melhoram os relacionamentos

 

Não perca o episódio da semana que vem, continuaremos a falar sobre pontos de atenção para um vendedor de alta performance.

 

Boas Vendas!

Sempre com cuidado, olhando para metas de venda/faturamento, margem de lucro e giro de estoque. Mesmo que seja serviço puro que você venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *